quarta-feira, 31 de julho de 2013

O Animatógrafo de Sucesso

“THE WONDERFUL”


Apesar do movimento de companhias de teatro itinerante ser significativo, Aldegalega continuava sem ter uma casa de espectáculos. Os grupos de teatro alcançavam Aldegalega, por barco, e instalavam as suas barracas, usualmente, no Largo da Caldeira ou no Largo da Calçada, locais com espaço para estacionamento e boa movimentação das viaturas, como se realçou na época.
A inexistência de uma sala de espectáculos fora já criticada na edição do jornal “O Domingo”, de 28 de Dezembro de 1902, cujo articulista perorava que «esta vila não possui ainda, para vergonha sua, uma casa de espectáculos», e apontava que «o armazém do sr. António Pedro da Silva poderia preencher as condições exigidas para um teatro, se quisessem reunir-se alguns indivíduos de ânimo resoluto para levar a cabo esse empreendimento.» O articulista lembrava que «por meio de subscrições se construíram nesta vila a praça de touros e o coreto, e concorreu-se para essas construções com a maior boa vontade» e concluía que «o teatro é de muito maior utilidade que a praça de touros e por isso merecia protecção de todos que procuram empenhar-se pelo desenvolvimento e progresso desta terra que, estando a pouca distância da capital, tão atrasada se encontra ainda com respeito aos melhoramentos necessários.» O apelo do jornal “O Domingo” não ecoou em Aldegalega.
Embora o cinema começasse a disputar os espaços que até então eram exclusivos do teatro e a ocupar armazéns, salas de conferências ou qualquer outro estabelecimento com as condições mínimas para a projecção de filmes, em Aldegalega do Ribatejo o teatro, as operetas, as récitas populares e os espectáculos de variedades continuavam como fonte primeira de diversão e cultura populares. As barracas de animatógrafo instalavam-se por brevíssimas temporadas no Largo da Caldeira e logo partiam em busca de novos horizontes.
No princípio de 1907, correu a notícia que «o sr. Artur Carlos Costa, proprietário da Eléctrica, brevemente apresentará no teatro desta vila, em diversas sessões, quadros de fotografia animada e, por isso, com ansiedade esperamos a sua realização para passarmos algum tempo esquecidos da monótona vida que levamos.»
O sonho de Artur Costa não se realizou, mas, no final do ano, anunciava-se que «no dia 16 de Novembro, Aldegalega tem ocasião de admirar o mais perfeito animatógrafo até hoje conhecido no País.»

Onde se localiza o estabelecimento BELTAUTO, existiu, outrora,
o armazém onde foi instalado o primeiro animatógrafo.
Na realidade, uma sociedade constituída por aldeanos resolvera «comprar, em Paris, uns aparelhos para o animatógrafo, que será montado no teatro desta vila», à Rua da Fábrica (Rua José Joaquim Marques).
Porém, o contrato não se efectuou e o empresário João Inácio da Silva arrendou o Salão Teatro Recreio Popular a António Máximo Ventura para instalar “The Wonderful”, o animatógrafo que fizera a estação de Verão, com enorme sucesso, no Jardim de Inverno do Teatro Dª Amélia, em Lisboa.
Apesar de ter sido anunciado que «É no dia 16 do corrente (16.11.1907) que em Aldegalega se tem ocasião de admirar o mais perfeito animatógrafo até hoje conhecido no país», as sessões só se inauguraram no dia 11 de Dezembro de 1907, «em consequência de não terem chegado uns aparelhos que o sr. João Inácio da Silva ali havia ido comprar para o animatógrafo que está montado no teatro da vila». João Inácio da Silva comprara também, na ocasião, «um magnífico piano eléctrico».
Instalado o animatógrafo, todas as noites ali se apresentavam «quadros grandiosos, o que tem dado lugar a que o vasto salão se torne pequeno para acomodar tão grande número de espectadores.»
Na edição de 15 de Dezembro de 1907, noticiava “O Domingo”:
«Com extraordinário sucesso começou a exibir-se na passada quarta-feira no teatro desta vila, o animatógrafo que no Jardim de Inverno do Teatro D. Amélia em Lisboa, fez a estação de Verão com o geral aplauso do público daquela cidade.
Todas as noites se dão duas sessões variadas em que são apresentados quadros de grande sensação, a que tem dado lugar a que o vasto salão do teatro se torne pequeno para acomodar tão grande número de espectadores.
É realmente, o animatógrafo mais perfeito até hoje conhecido, não há dúvida, e isso nos dá motivo a felicitarmos o seu proprietário, nosso amigo João Inácio da Silva, que bem merece o favor deste bom povo afluindo de futuro como até aqui a todas as sessões do maravilhoso animatógrafo.
O programa das sessões de hoje é com os seguintes quadros:
Primeira sessão: - A Caixa de Charutos, quadro colorido de deslumbrante efeito. – Um drama em Sevilha, quadro estreado em Portugal. – Percalços de um amante. – As cataratas da vitória. – O interior da vida. – A parteira.
Segunda sessão: - Um drama em Niza. – Dois cocheiros para um freguês. – Greve das amas-de-leite. – Uma viagem ao País do gelo. – Diversos assuntos cómicos. A pulga.
Na próxima terça-feira exibir-se-á o sensacional quadro colorido, intitulado O Polichinelo, que demora 27 minutos.»
Com enchentes e espectáculos de grande sensação, o animatógrafo “The Wonderful” cumpriu a sua curta temporada em Aldegalega.

Ruky Luky


Nenhum comentário:

Postar um comentário