quinta-feira, 14 de março de 2013

A Rua do Hospital

 Que foi Rua da Torre

A Rua do Hospital, um dos mais antigos topónimos de Montijo, localiza-se no centro histórico de Montijo, termina na Rua da Misericórdia, mas serve de ligação da Rua Almirante Cândido dos Reis [Rua Direita] à Avenida João de Deus [Rua Nova].
 
 
 
 
 

A existência de uma Albergaria e Hospital, em Aldeia Galega do Ribatejo/Montijo, é já assinalada no século XV. No século XVI, a Albergaria e o Hospital estavam localizados nesta artéria, que se passou a designar, desde então, de Rua do Hospital. É assim uma das mais antigas artérias da cidade.
 
 
 
 
A rua apelidou-se, primitivamente, de Rua da Torre, porque, como esclareceu, no século XVIII, Frei Inácio de Santo Agostinho, «presume-se que o nome Torre que a rua tinha, lhe adviera do facto de nela existirem as primeiras casas sobradas  (com vários pisos) que até então houveram na vila e que eram conhecidas pelo nome de casas da torre.» 


Na década de 90, do século XX, a rua animava-se, ainda, com os residentes e o movimento dos serviços.


Os serviços, que ali existiam, na generalidade, encerraram as suas actividades, e mesmo o venerável sapateiro, de provecta idade, já vai entretendo o tempo com dois dedos de conserva.



Estas duas caras (séc. XV/XVI?) são a imagem de marca da rua


Este edifício, que se presume ser da época manuelina, era uma das atracções da Rua do Hospital e de Montijo. As obras de remodelação a que foi sujeito, com aprovação camarária, alteraram-lhe a fachada, estriparam-lhe as marcas de vetustez e"mataram-lhe a alma".
Nada se perde, tudo se transforma, dizia o famoso cientista. Em Montijo, tudo se perde, nada se transforma.


 


Rua estreita e calma, que convida a um passeio à descoberta de alguns dos testemunhos da velha Aldegalega do Ribatejo.

Fotos: Março/2013

Ruky Luky














 

 
 

 


 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário