terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Breves Notícias do Futebol e de Outros Desportos


Em Aldegalega/Montijo

No final do mês de Setembro de 1948, «Montijo teve um grande dia de domingo, dia de expectativa pela estreia do seu novo clube», o Clube Desportivo de Montijo que, no jogo de estreia, no campo «Luís de Almeida Fidalgo, venceu o valoroso Oriental» por 3-2.

Foi «um jogo fraco na sua concepção; Montijo pecou justamente pela falta de preparação, quer física, quer técnica, dada a escassez de tempo que mediou entre a consagração da fusão e a sua apresentação.»

A apresentação do Clube Desportivo de Montijo marcou o fim de uma época desportiva, que se começou a delinear no início do século XX, e que aqui se retrata em breves notícias.
 
Equipa de Futebol do Avenida Futebol Clube
1895
Aparecem as primeiras bici­cletas em Aldeia Galega. Todas as noites o empregado de uma casa comercial de Lis­boa «ensinava a montar, a pe­dalar e a equilibrar nas bicicle­tas todas as pessoas que as queriam adquirir».
São vendidas dez bicicletas.

21 de Janeiro de 1906
José Cipriano Salgado Júnior, Avelino Marques Contramestre, Aurélio João da Cruz e José Augusto Saloio fazem a primei­ra ligação de bicicleta Aldeia Galega/Almada.         

9 de Setembro de 1906.
Realizam-se corridas de bici­cleta.

Equipa de futebol do 11 Unidos Futebol Clube
 
30 de Junho de 1909
Raid burrical organizado pelo Aldegalense Sport Club.

14 de Julho de 1909
Fundação oficial do Aldega­lense Sport Club. É a primeira associação de cariz desportivo, embora não tivesse descurado as activi­dades recreativas.
A equipa de futebol que se cons­tituiu, por volta de 1914, com o mesmo nome ou usando os nomes de Aldegalense Foot-Ball Club ou Club Foot-Ball Aldegalense, só em 18 de Novembro de 1930 foi integrada naquela associação.


12 de Dezembro de 1909
Crise no Aldegalense Sport Club. Uma comissão de sócios decidiu «não deixar acabareste clube e por isso deliberou alu­gar uma sede».

18 de Agosto de 1912
Corridas de bicicletas organi­zadas pelo Aldegalense Sport Club. Participaram cinco corre­dores que percorreram a Praça da República, Atalaia, Pocinho das Nascentes, R. da Fábrica e Praça da República.

Provas de corridas pedestres partindo da Praça da República e seguindo por: Estra­da da Atalaia, Pocinho das Nas­centes. R. da Fábrica e Praça da República. Participaram quatro atletas.

12 de Junho de 1913
O Aldegalense Sport Club organiza divertimentos despor­tivos em frente à sua sede: cor­ridas de púcaros, de botas, de fitas e negativas de bicicletas.

12 de Outubro de 1913
Provas de atletismo organizadas pelo Aldegalense Sport Club. Realizam-se provas pe­destres de velocidade, 100 metros; de resistência, 400 metros; saltos em altura: com ba­lanço e sem balanço; lançamen­to ele peso. Organizam-se, também, corridas de obstáculos em bicicleta, corridas de sacos e luta de tracção.

2 de Setembro de 1914
0 Aldegalense Foot-Ball Club vence o Alcochete Foot-­Ball Club por 4-0.

4 de Abril de 1915
Desafio de futebol entre o Al­degalense Foot-Ball Club e o Grupo Sport da Cruz Quebrada, que termina com um empate a dois golos.

O jornal local louva a ideia de realização de tais encontros desportivos, «pois eles são de grande utilidade, tanto do ponto de vista instrutivo como educativo, baseando-se sobretudo no desenvolvimento da nossa raça que desgraçadamente tão definhada se encontra pela falta de exercícios.»
 
Emblema do Aldegalense Sport Club
23 de Junho de 1915
A Direcção do Sporting Foot-Ball de Aldegalega solicitou autorização à Câmara Municipal para dis­putar «no Largo da Caldeira (Gomes Freire de Andrade) um matc de foot-ball (desforra) entre a suplicante e o Aldega­lense Foot-Ball, match que deverá durar duas horas de tempo

25 de Julho de 1915
O Aldegalega Foot-Ball Club derrota o Alcochete Foot-Ball, no campo deste, por 6-3.
O jogo durou uma hora.

6 de Fevereiro de 1916
O Aldegalega Foot-Ball Club vence vence o União Foot-Ball Alegria por 4-1.
 O jogo reali­zou-se no campo da Caldeira (Praça Gomes Freire de An­drade).

24 de Setembro de 1922.
0 Glória Escolar Sport Club realiza uma prova de natação, travessia a nado do Moinho à Ponte de José Peixe, numa ex­tensão aproximada de meia mil­ha.

À tarde, na Praça Gomes Freire de Andrade, realizaram­-se provas de salto em compri­mento e em altura, corridas de 100 metros e de 60 metros e corridas de bicicletas.

30 de Abril de 1922
O Sporting Escolar Aldega­lense, também apelidado de Glória Escolar Sport Club, grupo desportivo da Escola Primária Superior, vence o Pri­mavera Foot-Ball por 4-2, no campo de jogos do primeiro, perante bastante assistência.

1 de Outubro de 1922
O Aldegalense Sport Club dinamiza a constituição de «uma comissão formada por cidadãos desta vila no intuito de organizar e iniciar definitiva­mente, em Aldegalega, a vida desportiva de tão reconhecida utilidade e de não grande al­cance

1923
Fundação do Morte Foot-Ball Club. A equipa vestia de preto e tinha uma caveira por emble­ma. Tinha o campo de futebol na Quinta do Saldanha. O Aldegalense Sport Club o era o principal rival.

16 de Julho de 1923
Fundação dos 11 Unidos Fool-Ball Club.

2 de Dezembro de 1923
O jornal “A Liberdade”, re­gista que «a educação física tem hoje em Aldegalega  verdadei­ros apaixonados, fixando-se de­finitivamente a sua existência».

15 de Dezembro de 1923
Iniciam-se as aulas de boxe no Morte Foot-Ball Club.

16 de Dezembro de 1923
Realizam-se jogos de futebol nos campos do Morte, ao Saldanha, e do Estrela Sporting Club, na Pontinha.

23 de Dezembro de 1923
Primeira derrota do Morte Foot-Ball Club frente ao Liber­dade de Caramujo.

25 de Dezembro de 1923
O Morte Foot-Ball Club sagra-se «Campeão de Aldegalega» ao vencer, no seu campo, o Estrela Sporting Club por 9-3.

Durante o desafio lesionou­-se um jogador do Estrela, que «logo no principio da primeira parte fracturou a rótula da per­na direita. Felizmente encon­trava-se no campo o ilustre clinico Sr. Dr. Vitorino da Mota, que, mandando vir algo­dão, talas e ligaduras, tratou gratuitamente do infeliz jogador, que seguiu para Lisboa no comboio das 16 horas

 

30 de Dezembro de 1923
·         Combate de boxe de meios-pesados, no Grande Cinema Independente, entre Faustino Pereira, campeão de Portugal, e Luiz Rena, candida­to ao título de campeão de Es­panha.
·         Os jornais de Aldegalega reconhecem que o futebol «está tomando entre nós, aldegalen­ses, um incremento ex­traordinário, vendo-se já muitos antigos indiferentes a assistirem aos desafios e a tomar­em pelas várias fases um inter­esse manifesto».

 
Emblema do 11 Unidos Foot-Ball Club

 
6 de Janeiro de 1924
Apresenta-se a equipa da So­ciedade Cooperativa Aldega­lense que perde por 2-1 frente ao Onze Unidos Foot-Ball Club.

13 de Janeiro de 1924
O Aldegalense Sport Club volta «a entregar-se ao futebol, depois de alguns anos de inac­tividade desportiva». Defronta o Morte e perde por 2-0.

10 de Fevereiro de 1924
·         Desafio de futebol entre o Morte Foot-ball Club e o Al­degalense, marcado pela violência.
·         Começa a ser editado o jor­nal «0 Sport», quinzenário des­portivo, propriedade do Spor­ting Clube Aldegalense. Só se conhecem dois números.

 
24 de Fevereiro ereiro de 1924
0 Almansor Sport Club, de Canha, convida o Sporting Es­colar Aldegalense para a reali­zação de um desafio de futebol.

18 de Maio de 1924
O Administrador do Conce­lho pretende proibir os jogadores de futebol, «que seguiam para o campo de jogos em cuecas e camisola, mas com o casaco vesti­do, com absoluta decência, que atravessassem as ruas naquelas circunstâncias

25 de Maio de 1924
Torneio de Futebol a favor do Asilo de S. José, em que par­ticipam o Morte F.C., o Alde­galense F.C., o Estrela F.C. e o Sporting Escolar. O Aldegalense e o Sporting Escolar «jogam reforçados com jogadores do Benfica e do Casa Pia Atlético Club

(Continua)

Ruky Luky

Um comentário:

  1. Magnífico trabalho! Eu, que ouvi tantas histórias do futebol "aldeano" a meu pai e que julgava conhecer algo sobre o assunto acabo de ser confrontado com factos que me eram completamente estranhos. Grato pela bela lição de história desportiva!

    ResponderExcluir