quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Pelourinho de Montijo

Em Busca do Pelourinho Perdido

No Largo limitado pela Igreja do Divino Espírito Santo e o Edifício António Pereira Duarte erguia-se o Pelourinho [Foto - 1906].
A existência, ou não, de um pelourinho, em Montijo, tem sido um facto arredado das preocupações de quem se interessa pela História deste Município, seja mero cidadão ou autarca.

A par do Foral de 15 de Setembro de 1514, dado por El-Rei D. Manuel I, Montijo, isto é, Aldeia Galega do Ribatejo, teve também um pelourinho, como indicia – não provará? – o ofício remetido pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Montijo à Comissão dos Arqueólogos Portugueses, em 1931.

Segundo o ofício «ficava o pelourinho num lugar apertado, onde prejudicava o trânsito, deixou de estar em frente do Edifício da Câmara Municipal, com a transferência deste, em 1816, para o novo lugar, que ainda hoje ocupa.»
De que local se tratará?
Acreditamos, pelas razões que passamos a expor, que é o actual Largo Pe. Gomes Pólvora, que se situa entre a Igreja do Divino Espírito Santo e o edifício de António Pereira Duarte.

O “Tombo 1 – Bens e Propriedades do Concelho principiado em 1721” regista, naquela data, «Duas casas térreas que estão no canto da rua da praça desta vila a que chamam Casa do Paço”, anotando que «Hoje possui João Pereira Duarte por compra que fez» e que, por isso, «Não deve estar no tombo por se ter vendido a casa.»
Estas casas foram demolidas e deram lugar ao edifício, hoje conhecido como de António Pereira Duarte, que ocupa toda a extensão da R. Almirante Cândido dos Reis ao Largo Padre Gomes Pólvora.
Alguns anos após a venda daquelas casas, a Câmara Municipal de Aldegalega passou a ocupar as “Casas Novas”, que ficaram conhecidas por “Paço”, e nelas funcionavam também o tribunal judicial e, no rés-do-chão, o mercado de peixe, carne, legumes demais géneros alimentícios.


Depois de ter vendido as suas casas a João Pereira Duarte, a Câmara Municpal de Aldegalega transferiu-se para este edifício, no início do século XIX. No primeiro andar funcionavam o Tribunal Judicial e a Câmara Municpal e, no rés-do-chão, o Mercado.[Foto 1906]
Eis alguns extractos do ofício:

«Levamos ao conhecimento de V.Ex.ª que não tem actualmente “Pelourinho” este Município. Não, porque ele tivesse sofrido a sanha inglória da fúria dos destruidores destes monumentos, mas porque, tendo sido arrancado pra mudança de lugar e ficando ao abandono indiferente de todos, sem que um novo lugar lhe fosse dado em qualquer praça da Vila, se partiu; perdendo-se, com o descuido a que foi votado, os seus restos.
A actual comissão administrativa da Câmara Municipal, (…) olha-o com apreço diferente.
Sente que a bela coluna salomónica era alguma coisa na sua rudez forte de marco de justiça.
Para o novo ano económico, pensa esta Comissão, adquirir um novo pelourinho, pois não lhe é indiferente – o que o pelourinho representa em qualquer terra – merecendo-lhe o mesmo cuidado que lhe mereceu os interesses do concelho.
(--------------------------------------------------------------------------------------------)
Ficava o pelourinho num lugar apertado, onde prejudicava o trânsito, deixou de estar em frente do Edifício da Câmara Municipal, com a transferência deste, em 1816, para o novo lugar, que ainda hoje ocupa.
(--------------------------------------------------------------------------------------------)
Procura a actual comissão administrativa honrar, com esta medida, os compromissos espirituais com as gerações passadas.»
As intenções eram boas, mas a obra não se concretizou.
Ruky Luky

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário