sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Histórias para recordar


José Vintém e a Fabulosa Geração

 
Foi uma geração artistiscamente fabulosa. Da música ao teatro, da animação de rua à organização das Festas Populares de S. Pedro, muito Montijo deve a esta geração. É da mais elementar justiça recordá-la. Todos eles amadores, mas todos exímios músicos. O conjunto Eldorado marcou uma época.
José Vintém pertenceu a uma geração de talentosos montijenses que deu um contributo ímpar à cultura da sua terra.

Sem vedetismos nem falsas modéstias, com tenacidade e amadorismo, com entrega plena à arte que amavam, um punhado de jovens escreveu uma das páginas mais belas da história cultural do Montijo. O Grupo Cénico do Montijo, a Orquestra Eldorado, a Parada da Alegria e tantos outros eventos, cuja história urge escrever, são o aval do profícuo trabalho de José Joaquim Caria, Humberto de Sousa, Ribeiro Vintém, Luís Onofre e tantos outros e outras jovens que caminharam pelas alamedas do sonho vivido nesta terra que tanto amaram.

José Vintém, ou Ribeiro Vintém como se apresentava enquanto jovem artista, além de ter sido considerado um dos melhores bateristas portugueses, foi músico de amplos recursos, apresentador, actor amador e vocalista.

Homem simples, retrato do derradeiro e genuíno cavalheiro, a ele devo um aceno de saudade e de gratidão por ter partilhado comigo parte da história do Montijo que ele também ajudou a escrever. E que aqui a passarei a lembrar.

Ruky Luky 

Nenhum comentário:

Postar um comentário