terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Abriu a Corrida Autárquica

A Câmara Municipal de Montijo está a realizar um inquérito para auscultar os novos residentes nas freguesias de Montijo, Atalaia e Afonsoeiro com o objectivo de «saber do conhecimento que têm das valências culturais, desportivas, dos espaços públicos de lazer que o concelho oferece» e pedir-lhes uma opinião sobre «as melhorias a realizar em termos de oferta/bem-estar».

Depois da inauguração da Ponte Vasco da Gama, Montijo assistiu ao maior surto de construção da sua história, e viu surgir uma “nova” cidade, nos seus arrabaldes.

Não se pecará por excesso se se afirmar que há mais de dez anos que há uma “colónia” de novos residentes que bem escolheu o hospitaleiro Montijo como concelho de abrigo, sem que, ao longo destes anos, tivesse sido alvo de qualquer inquérito para apurar da sua satisfação e anseios de viver em Montijo, sobretudo, num tempo de vacas gordas em que as suas aspirações teriam sido prontamente resolvidas.

Assim, esta iniciativa camarária, que peca por tardia, só se entenderá, no momento em que é desencadeada, por um lado, como medida de “charme político” com fins eventualmente eleitorais, se se atender ao facto de a própria autarquia ter reconhecido que este ano se limitará a realizar meras tarefas de rotina operacional e administrativa, e, por outro, ao sentido de voto registado nos novos aglomerados urbanos pouco favorável aos socialistas.

Num concelho que regista um forte deficit de participação popular e democrática, atendendo ao perfil de gestão política do PS, aguarda-se que se realizem novos inquéritos à população em geral.


Um comentário:

  1. As autarquias numa política consertada e partidária foram matando o espaço associativo, retirando-lhes a iniciativa e apoio, considerando como menor a sua actuação. No Montijo, as pequenas associações de bairro e algumas de expressão concelhia e até regional foram abandonadas "progressivamente", vejamos o Círculo Cultural, ao qual foi retirada a sede, o Palmeiras que acaba de fechar e o Ateneu que para lá caminha. O cinismo de consulta à população sobre o conhecimento das valências do espaço público é uma entretenga sem finalidade honesta, pois não passa de campanha política.
    Lamentavelmente é o quadro associativo que temos e está generalizado a quase todo o país.

    ResponderExcluir